Ipiaú: Prefeitura investe em projeto de requalificação da Horta Comunitária

COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL

Criada na década de 80, no governo do Prefeito Hildebrando Nunes Resende, a Horta Comunitária de Ipiaú surgiu como uma grande oportunidade negócio na geração de emprego e renda para pessoas menos abastadas financeiramente no município.  Desde então, a plantação, cultivo e comercialização vinha sendo feita de maneira informal e com pouco apoio dos poderes públicos, que naturalmente nunca tiveram a visão do grande potencial econômico e financeiro que poderia ser gerado na localidade produtora de hortifrúti.

Olhando pelo ângulo econômico financeiro de alta sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, deu início ao projeto de requalificação nos moldes de plantio, criando uma repaginação infalível da Horta Comunitária de Ipiaú, que a tornará mais rentável e atrativa e servirá de palco de visitação para estudantes, pesquisadores e defensores ambientais. Para isso, foi necessária uma intervenção direta do Governo Participativo no intuito de garantir uma maneira sólida de sustentabilidade e manutenção das famílias, proporcionando uma forma de manjo de cultivo inédito na região, fortalecendo o solo e inovando a modalidade de venda, afim de direcionar todo material produzido para consumo através da alimentação escolar do município, equilibrando o social, o econômico e o meio ambiente na modalidade “Permacultura”.

Para criar esse modelo paisagista, fez-se necessário que os produtores utilizassem materiais que para a sociedade são inservíveis, como matérias recicláveis, costaneiras, blocos e etc. “Durante todos esses anos de trabalho, os lavradores sempre deram uma maior vazão ao setor de folhosas, a exemplo de: alface, couve, rúcula, hortelã e cheiros verdes. Agora, a prefeitura irar atuar como parceiro leal, criando e oportunizando a produção de novos gêneros alimentícios como cenoura, batatinha, tomate, pimentão, dentre outros. Será uma nova história da Horta Comunitária, um recomeço e um avanço que fará a diferença na vida dos trabalhadores”, disse Elvídio Junior, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú. *Nota da Dircom/Prefeitura

Giro em Ipiaú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *